A CREDIBILIDADE DO IBOPE NO MARANHÃO

Apesar da cretinice da oposição de tentar desqualificá-lo, instituto tem histórico de acertos no Maranhão; e o mais recente deles foi exatamente no pleito de 2012

https://i0.wp.com/grajaudefato.com.br/media//ckupload/roseana_sarney_vence.jpg

Desde que o Ibope divulgou sua pesquisa de intenção de votos sobre a sucessão maranhense – desmontando a farsa da oposição comunista – os aliados do candidato Flávio Dino (PCdoB) tentam, de todas as formas, desqualificar o instituto.

Argumentam, entre outras coisas, que o ibope sempre erra no Maranhão.

É uma mentira.

O Ibope tem histórico de acertos nas eleições maranhenses. Um destes acertos ocorreu nas eleições e 2010. E foi registrado neste blog.

Em 30/09/2010, faltando três dias para o pleito, o blog publicou o post “Ibope aponta vitória de Roseana no 1º Turno…”.

Segundo a pesquisa, Roseana tinha 47% das intenções de votos, contra 23% de Flávio Dino (PCdoB) e 18% de Jackson Lago (PDT).

A margem de erro daquele levantamento era de 3 pontos percentuais, o que significava dizer que Roseana poderia ter qualquer votação entre 44% e 50%.

Na abertura das urnas, ela apareceu com 50,08%, vencendo as eleições em 1º Turno, exatamente como apontou o Ibope.

ibope

Nas eleições municipais de 2012, o Ibope foi ainda mais preciso.

No dia 27/10/2012, o instituto divulgou pesquisa no programa JMTV-II, da TV Mirante, e cravou que o então candidato Edivaldo Júnior (PTC) venceria o então prefeito João Castelo (PSDB) por 12 pontos de diferença: 56% a 44%. (Relembre aqui)

Abertas as urnas, o resultado foi na mosca: Holandinha 56,06% dos votos contra 43,94% dados a Castelo.

Portanto, a chiadeira de que o Ibope erra todas no Maranhão não passa de mais uma canalhice dos comunistas e seus aliados para tentar desqualificar o instituto.

A mesma canalhice que tenta difamar o empresário Luiz Carlos Cantanhede…

POR MARCO D’ÉÇA

Deixe um comentário